terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"A Volta à Gália" versus "Tour de France"

A Volta à França em bicicleta, conhecida por Tour de France, é uma das competições internacionais mais famosas e prestigiadas do mundo do desporto, sendo, indiscutivelmente, o maior acontecimento desportivo que ocorre todos os anos em França, durante o mês de Julho, ao longo de três intensas, emotivas e duras semanas de luta travada entre os "bravos do pelotão".
A propósito da evocação da maior prova do ciclismo mundial e da recente comemoração dos 50 anos (1959-2009) de vida do herói gaulês de banda desenhada, Astérix, aproveito a oportunidade para estabelecer, precisamente, um paralelismo e uma ponte de ligação entre esta importante prova do calendário velocipédico mundial e o universo da Banda Desenhada, mais concretamente, da série personificada por aquele mítico e eterno herói francês da Banda Desenhada Mundial do século XX e XXI.
O famoso herói gaulês, Astérix, foi criado, em 1959, por uma dupla de artistas franceses e grandes mestres da banda desenhada franco-belga e mundial: René Goscinny (argumentista) e Albert Uderzo (ilustrador). A primeira aventura de Astérix foi publicada, há 50 anos, na famosa revista francesa de banda desenhada Pilote, cujo um dos fundadores foi precisamente Goscinny.
Mas - perguntarão os leitores - o que é que a Volta à França em bibicleta tem que ver com Astérix? Pois bem, acontece que este herói gaulês participou numa Volta à França, não em bicicleta (que ainda não existia na altura!), mas a pé, na companhia do seu inseparável amigo, Obélix!
Com efeito, tal sucedeu numa aventura criada, em 1963, por aquela dupla de artistas, cuja história publicada, na forma de episódios em continuação, na revista Pilote, tinha o título: "A Volta à Gália". Esta aventura seria depois editada, em formato de álbum, pela editora francesa Dargaud, dois anos mais tarde, em 1965.
Nesta aventura, os dois irredutíveis heróis gauleses, Astérix e o seu fiel amigo Obélix, empreendem uma viagem a pé por toda a Gália, ocupada naquela época (ano 50 a.C.) pelo inimigo e invasor Romano, cujas legiões eram comandadas pelo General romano, Júlio César. Astérix e Obélix apostam com o Prefeito romano, Flordelotus, em como conseguem viajar tranquilamente por toda a Gália, prometendo, ainda, trazer uma especialidade gastronómica de cada localidade por onde passem, como prova da proeza cometida.
O percurso da viagem era constituído por 12 etapas, como se pode observar nos quadradinhos seguintes, nos quais Astérix traça o itinerário que será percorrido por ele e por Obélix.


Dois primeiros quadradinhos da prancha 5 do álbum (Dargaud). Mapa actual.

Com esta fantástica história, Goscinny e Uderzo pretenderam, de uma forma absolutamente genial, imaginativa e original, homenagear o Tour de France, uma autêntica "instituição" para os franceses e, simultaneamente, dar a conhecer os costumes e tradições e, em particular, a gastronomia das várias regiões da França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário